Visita técnica dos estudantes de Meio Ambiente no Cabaraquara – Mata Atlântica – Campus Paranaguá

Visita técnica dos estudantes de Meio Ambiente no Cabaraquara – Mata Atlântica

No dia 27 de junho de 2017, acompanhados da Prof. Gislaine de Melo Seibert, os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente (Turma 2016) fizeram visita técnica ao Restaurante Mata Atlântica situado no Cabaraquara – Guaratuba. Os estudantes, que desenvolvem um projeto ministrado pela Professora Gislaine para disciplina de Língua Portuguesa sobre a elaboração do Jornal Online “Olhar do Estudante”, que terá uma edição especial no próximo semestre sobre Educação Ambiental, fizeram a cobertura jornalística no local e receberam o auxílio do Técnico em Agroecologia Francisco Amaro.  O Sr. Francisco,  por meio do Turismo Pedagógico compartilhou saberes de um empreendimento socioambiental, embasado em valores éticos, valorizando a riqueza natural do litoral paranaense. Convém ressaltar, que o cenário é envolto por manguezal, Jardim Sensorial, belezas da fauna e flora, bem como um exemplo de empreendimento sustentável das proprietárias Ana Carolina Xavier e Luiza Xavier.

A visita teve ainda um viés interdisciplinar, tendo em vista que o Professor e Coordenador do Curso de Meio Ambiente Leandro Angelo Pereira esteve presente na visita técnica com 5 estudantes do Curso Superior TADS (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), os quais participaram da atividade e fizeram o monitoramento do local com equipamento tecnológico, visando o estudo e pesquisa para favorecer ao Meio Ambiente. Para tanto, contamos ainda com o apoio de dois estudantes da turma de Meio Ambiente – 2014 (Alexandre Santos e Nathan Taborda), que participaram ativamente, no intuito de que obtivessem dados para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Assim, comprova-se que o processo de ensino e aprendizagem precisa ter uma visão “Panóptica”, de forma que as práticas pedagógicas sejam multidisciplinares e envolva a comunidade estudantil, visando um futuro promissor.

Texto base da Prof. Gislaine de Melo Seibert