Início Notícias Encontro Saberes do Fandango

Encontro Saberes do Fandango

A cidade de Paranaguá, no litoral do estado, sedia amanhã e na quinta-feira o projeto Encontro Saberes do Fandango. O objetivo é manter a tradição da cultura do fandango caiçara por meio de rodas de debate.  O projeto surgiu em 2010 na Universidade de Brasília e hoje está presente em mais de 10 universidades brasileiras.

A antropóloga e professora do Instituto Federal do Paraná, Patricia Martins, diz que o projeto é uma forma de aproximar a sociedade dessa cultura e unificar o diálogo com os mestres fandangueiros.

Patricia conta que o fandango está presente em diversos pontos do litoral do Paraná e que a arte mantém o caiçara no seu território.

A organizadora destaca a participação do antropólogo José Jorge de Carvalho, da Universidade do Brasilia, na programação.

O Fandango é um estilo musical caracterizado pela dança, marcada principalmente pelo sapateado, e pela rabeca, instrumento de corda confeccionado artesanalmente pelos próprios fandangueiros.

A programação completa do Encontro Saberes do Fandango está no Facebook pelo evento Mini-Seminário Encontro de Saberes.