Início Notícias Campus Paranaguá realiza formatura de turma de Ilhéus do Rio Paraná

Campus Paranaguá realiza formatura de turma de Ilhéus do Rio Paraná

No último dia 08 de junho, o Eixo dos Cursos Proeja e FIC/EJA coordenado pela Profa Luciana Maestro Borges em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais – NUPOVOS do Campus Paranaguá, realizou no Campus Umuarama do IFPR, formatura do curso Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos – Ilhéus do Rio Paraná. A turma foi composta por representantes dos povo tradicional de Ilhéus que luta há mais de 30 anos para recuperar seu território tradicional nas Ilhas do Rio Paraná.

A expulsão das Ilhas do Rio Paraná remonta o ano de 1982, quando foi iniciada a operação da Itaipu, causando enchentes e desabrigando os moradores das ilhas. Posteriormente, em 1997, com a criação também autoritária do Parque Nacional de Ilha Grande e da APA das Várzeas do Rio Paraná, cerca de 10.000 ilhéus foram expulsos de suas ilhas sem que fossem indenizados.

O curso, organizado a partir da concepção de EJA, desenvolveu conteúdos relacionados a afirmação da identidade de Ilhéus e direitos específicos ao território, consagrados pela Convenção OIT 169 e dispositivos correlatos. As atividades do curso foram coordenadas pelo Prof. Roberto Martins de Souza e aconteceram nas ilhas do Rio Paraná em regime de alternância, tendo a parceria das defensorias públicas da União (DPU – Dra Carolina Balbinott) e do Estado do Paraná (DPE – Dr. Wisley Rodrigo dos Santos) e o apoio essencial da Associação dos Ilhéus Atingidos Pelo Parque Nacional de Ilha Grande – APIG e do Movimento dos Ilhéus do Rio Paraná.

A formatura teve apoio e acolhimento do Campus Umuarama em razão da proximidade com os municípios de origem dos estudantes: Guaíra, Porto Camargo e Querência do Norte. O Diretor Geral do Campus, Prof. Alan Rodrigo, presidiu a sessão. Na ocasião tivemos apoio dos Profs Iva Lima e Carlos Dalla Nora e da servidora Paula Cristina Palma, que colaborou intensamente para a realização da formatura.

Ao todo, 20 formandos concluíram o curso, e agora tem o compromisso de disseminar os conhecimentos aprendidos com a suas comunidades nas ilhas.