Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Paranaguá
Início Notícias Campus Paranaguá realiza formatura de turma de Ilhéus do Rio Paraná

Campus Paranaguá realiza formatura de turma de Ilhéus do Rio Paraná

Publicado em

No último dia 08 de junho, o Eixo dos Cursos Proeja e FIC/EJA coordenado pela Profa Luciana Maestro Borges em parceria com o Núcleo de Defesa dos Direitos de Povos e Comunidades Tradicionais – NUPOVOS do Campus Paranaguá, realizou no Campus Umuarama do IFPR, formatura do curso Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos – Ilhéus do Rio Paraná. A turma foi composta por representantes dos povo tradicional de Ilhéus que luta há mais de 30 anos para recuperar seu território tradicional nas Ilhas do Rio Paraná.

A expulsão das Ilhas do Rio Paraná remonta o ano de 1982, quando foi iniciada a operação da Itaipu, causando enchentes e desabrigando os moradores das ilhas. Posteriormente, em 1997, com a criação também autoritária do Parque Nacional de Ilha Grande e da APA das Várzeas do Rio Paraná, cerca de 10.000 ilhéus foram expulsos de suas ilhas sem que fossem indenizados.

O curso, organizado a partir da concepção de EJA, desenvolveu conteúdos relacionados a afirmação da identidade de Ilhéus e direitos específicos ao território, consagrados pela Convenção OIT 169 e dispositivos correlatos. As atividades do curso foram coordenadas pelo Prof. Roberto Martins de Souza e aconteceram nas ilhas do Rio Paraná em regime de alternância, tendo a parceria das defensorias públicas da União (DPU – Dra Carolina Balbinott) e do Estado do Paraná (DPE – Dr. Wisley Rodrigo dos Santos) e o apoio essencial da Associação dos Ilhéus Atingidos Pelo Parque Nacional de Ilha Grande – APIG e do Movimento dos Ilhéus do Rio Paraná.

A formatura teve apoio e acolhimento do Campus Umuarama em razão da proximidade com os municípios de origem dos estudantes: Guaíra, Porto Camargo e Querência do Norte. O Diretor Geral do Campus, Prof. Alan Rodrigo, presidiu a sessão. Na ocasião tivemos apoio dos Profs Iva Lima e Carlos Dalla Nora e da servidora Paula Cristina Palma, que colaborou intensamente para a realização da formatura.

Ao todo, 20 formandos concluíram o curso, e agora tem o compromisso de disseminar os conhecimentos aprendidos com a suas comunidades nas ilhas.

Galeria de Fotos

Rua Antonio Carlos Rodrigues,  n.º 453 – Porto Seguro – CEP 83215-750 – Paranaguá PR | Fone: (41) 3721-8300

Topo