Encontro de abertura do Curso de Formação Docente EPT integrada a EJA – Campus Paranaguá

Notícias

Encontro de abertura do Curso de Formação Docente EPT integrada a EJA

Publicado em

Copiado!

O Campus Paranaguá, por meio da Coordenação dos Cursos PROEJA, iniciou no dia 06 de abril, o Curso de Formação Continuada de Docentes e servidores para tratar do Tema: Integração Curricular da Educação Profissional à modalidade de Educação de Jovens e Adultos do Colégio Estadual Porto Seguro. Essa ação realizada em parceria com o Colégio Estadual Porto Seguro busca integrar os docentes e servidores de ambas instituições a partir da construção coletiva entre o currículo da formação profissional, o currículo da formação geral e o currículo da cultura popular, oriundo das experiências sociais dos estudantes da EJA/EPT.

Nessa perspectiva os dois cursos Proeja-FIC (Eletricista Predial e Economia Solidária) ofertados pelo Campus Paranaguá intencionam aproximar as realidades da educação e do trabalho, ao propor a apropriação de conhecimentos teóricos e práticos, científicos e tecnológicos, do conceito de trabalho como princípio educativo e da cultura técnica articulada à cultura geral.

A proposta contempla o Decreto Federal 5840/2006 que instituiu o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na modalidade de Educação e Jovens e Adultos. Um dos eixos da proposta está no fato de que para a qualificação dos trabalhadores, jovens e adultos, para o exercício de diferentes ocupações, contribuindo para sua valorização social é preciso que a EJA tenha vinculação com o mundo do trabalho.

O curso terá carga horária de 40 horas e será ofertado em 10 etapas presenciais. Nessa primeira etapa participaram 27 servidores. Desses 23 são professores e agentes educacionais  do Colégio Porto Seguro e 4 professores do IFPR.

 

Texto do Professor Roberto Martins de Souza

PROEJA PORTO SEGURO

Topo