“Girls just wanna have fun” – Campus Paranaguá

“Girls just wanna have fun”

Diversão e Alegria. Concentração e Disciplina. Essas são as características principais das nossas garotas enxadristas.
Com início em 2012, pela aluna Mayara Paifer, a nossa equipe de xadrez do IFPR Paranaguá é realmente surpreendente! Desde sua criação tivemos participações com resultados expressivos em todas as competições das quais participamos.

Formada hoje por muitos componentes, a equipe de xadrez liderada pelo Prof. Valério Brusamolin tem obtido resultados bastante relevantes. Composta por um rapaz e quatro moças, a equipe chama a atenção pelo maior interesse do público feminino pelo esporte aqui no Campus. Sabemos que o xadrez é um esporte de concentração e estratégia, muito pouco praticado por quem quer só passar o tempo ou fazer alguma atividade física. Para jogar xadrez competitivamente é necessário muito treinamento e concentração. Isso tudo se obtém ao longo do tempo… Nossos atletas jogam, em média, 3 a 4 partidas por semana sem contar as 2 horas de treinamento (estratégias, jogadas, teorias) com o professor orientador. Além de treinamento especializado, o professor ainda ajuda a equipe trazendo bibliografia especializada para melhorar a performance da equipe.

Samuel Nascimento Barbosa, da turma do Curso Técnico em Mecânica de 2015 (um dos nossos poucos representantes masculinos da equipe) lembra que aos 9 anos de idade já acompanhava os primos mais velhos jogando xadrez e aprendeu com eles o esporte que hoje ocupa seu tempo 4 vezes por semana para treinamento.
As nossas garotas de OURO (foram campeãs do JIFSul e estão classificadas para o JIF Nacional) treinam duro e não é de hoje. Miriã dos Santos e Maryana Isabella Costa Ferreira (ambas do curso Técnico em Meio Ambiente do ano de 2014) já são veteranas no assunto. Miriã iniciou sua caminhada no xadrez com 8 anos (hoje ela tem 18) e há dez vem participando de campeonatos municipais e regionais. Competindo, em média, quatro torneios por ano ela já acumulou mais de 50 medalhas. Ela conta que, no início, aprendeu as posições das peças e depois levou mais um ano para aprender a questão estratégica do esporte, que entrou na sua vida por meio de um projeto que frequentou numa escola municipal em Paranaguá. Aos 10 anos de idade ela já competia e não vê mais sua vida sem o xadrez!

Maryana Isabella Costa Ferreira da Silva conta que, aos 4 anos de idade, já mexia as peças no tabuleiro de xadrez. Ainda na infância, aprendeu as regras do esporte nas aulas de Educação Física do Colégio Municipal Manoel Viana. Aos 6 anos de idade já participou da Copa SESC e relata desde então uma melhora significativa no seu rendimento escolar. Maryana e Miriã ainda incentivaram várias pessoas a treinarem. A amiga Deborah Eduarda Koterba Soares, também aluna da turma do curso Técnico em Meio Ambiente e da equipe de xadrez, que já joga há 2 anos na equipe, conta que enquanto as outras pessoas desistiam por não conseguir acompanhar a equipe, ela persistiu e relata uma melhora grande no seu desempenho nas matérias do curso. Faz parte ainda da equipe de xadrez do IFPR Campus Paranaguá a aluna Ingrid Soares Batista, a caçulinha do grupo com apenas 16 anos.

O técnico da equipe, prof. Valério Brusamolin ressalta que incentivos como o Bolsa Atleta estimulam a participação no esporte e poderiam fazê-lo muito mais. Tido pela equipe como um excelente técnico e incentivador, Prof. Valério é modesto: “Elas são muito talentosas mesmo!”.

*O título refere-se a um grande sucesso dos anos 80, interpretada por Cindy Lauper.