Alunos do Tecnólogo em Manutenção Industrial aprovados no V SINGEP – Campus Paranaguá

Alunos do Tecnólogo em Manutenção Industrial aprovados no V SINGEP

Alunos do Curso Tecnólogo em Manutenção Industrial/2016 tiveram seu trabalho de inovação aprovado para V SINGEP – Simpósio Internacional de Gestão, Inovação e Sustentabilidade, que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro em São Paulo.

O V SINGEP tem como principal objetivo ampliar o espaço para a discussão dos temas: Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.

O evento está voltado para o público acadêmico e profissional e busca estabelecer contato entre a prática e a teoria das áreas de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade. Tal iniciativa visa proporcionar um espaço de relevância para as discussões, de caráter científico e tecnológico, no intuito de ampliar a formação dos profissionais cujas atividades permeiam essas três áreas.

O SIPES – Sistema de Iluminação Pública com Energia Solar, projeto desenvolvido pelos alunos do IFPR Paranaguá, busca incentivar o uso de energias limpas, renováveis, de baixo custo e mínimo impacto ambiental, de forma mais responsável e sustentável.
A geração de eletricidade é realizada através de placas fotovoltaicas que geram a energia elétrica necessária para o funcionamento do poste e logo essa energia é armazenada em baterias no-break para o funcionamento do poste no período noturno.

Autores: Gabriel Belchior, Roberto Bornancin, Victor Gaspar.

Orientadores: Prof. Alexandre Dullius e Profª Ivani Ferreira