I Fórum Proeja IFPR – Campus Paranaguá

I Fórum Proeja IFPR

Aconteceu nesta terça-feira dia 06 de dezembro de 2016 nas dependências do IFPR – Campus Paranaguá o I Fórum Proeja que contou com a presença do Pró Reitor de Ensino Professor Sérgio Garcia dos Mártires, da coordenação do Proeja na Proens e dos integrantes da Comissão Proeja, além da direção do campus, seus professores, alunos e convidados. Compareceram ainda ao evento turmas Proeja e servidores dos Campi de Colombo e União da Vitória.

O Fórum teve o objetivo de aprofundar as discussões sobre o Programa Nacional de Integração Profissional com a Educação Básica na modalidade Proeja, promover e compartilhar vivências dos alunos e professores, suscitar ideias que valorizem o programa ainda mais.

O Professor Roberto Martins, coordenador do Proeja no Campus Paranaguá se diz “(…) confiante que o compromisso do Instituto Federal com o Proeja foi abraçado pela Pró Reitoria de Ensino, dando garantias de que o programa já está se transformando numa política institucional. O I Fórum só confirma isso.”

O I Fórum Proeja constituiu-se num espaço de discussão sobre a temática do Proeja para estudantes, educadores e demais profissionais que atuam nos campi de Paranaguá, Colombo e União da Vitória. Estiveram presentes mais de 70 pessoas e a programação do Fórum incluiu uma roda de conversa com apresentação dos estudantes sobre o trabalho desenvolvido em cada um dos campi onde o Programa acontece, além de discussão em grupos sobre pontos positivos, dificuldades e desafios relacionados à organização dos tempos e espaços dos cursos, recebimento de bolsas da Assistência Estudantil, infraestrutura entre outros.

Numa plenária final, foi elaborada uma carta resultante do I Fórum Proeja que deverá ser entregue ao Reitor Pro Tempore Odacir Zanatta, solicitando, entre outros pontos, a implantação de um Programa Institucional do Proeja.

Antes do encerramento do Fórum, foi feita uma visita à Feira de Economia Solidária do Campus Paranaguá e uma confraternização com Café Caiçara que finalizou o encontro.