IV Seminário Institucional do PIBID – Campus Paranaguá

IV Seminário Institucional do PIBID

Realizou-se no dia 07 de dezembro de 2016, no auditório do Campus Paranaguá, o IV Seminário Institucional do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Paraná (IFPR), o qual reunirá acadêmicos das licenciaturas, bolsistas, supervisores e coordenadores dos subprojetos. Com apresentação teatral do espetáculo “Contos da Mãe África”. Mesa de abertura com o tema: “Impactos da PEC-55 no litoral do Paraná: fragilidades e desafios” com a presença do Professor Rodrigo Horochowsky (UFPR-Litoral) e estudantes. Grupos de discussão (GDs) compostos por bolsistas e um professor mediador com o intuito de avaliar os desafios e as possibilidades da continuidade do PIBID no Litoral Paranaense diante da conjuntura abordada pela mesa de abertura. E uma plenária final onde cada GD socializou as reflexões e propostas de encaminhamentos discutidas em seu.

Este é um evento anual que acontece como sugestão da CAPES para socializar as atividades desenvolvidas pelos diferentes subprojetos do PIBID no ano de 2016. Provocar discussões e debates relacionados à formação docente inicial e continuada e refletir sobre questões relacionadas ao “ser professor” e os desafios no exercício da carreira docente e

Neste ano, além do IV Seminário Institucional, foi organizado e realizado de forma conjunta o I Seminário PIBID do Litoral Paranaense envolvendo os subprojetos PIBID do IFPR/Campus Paranaguá, da UFPR Litoral e da UNESPAR.

Como resultado das discussões os PIBIDs presentes aprovaram a divulgação de uma Carta onde marcam a sua posição de combate à PEC-55 e à Reforma do Ensino Médio proposta na MP-746, bem como ao projeto de lei “Escola sem Partido”. Além disso, reafirmaram a necessidade de dar continuidade às atividades conjuntas entre os seus subprojetos para fortalecer esse Programa que é uma das mais abrangentes políticas públicas de formação docente.