Visita da Reitoria do IFPR ao Campus Paranaguá – Campus Paranaguá

Visita da Reitoria do IFPR ao Campus Paranaguá

Nesta quarta-feira (19 de abril), o Campus Paranaguá recebeu a visita do Reitor Pro Tempore do IFPR, professor Odacir Antônio Zanatta, que veio acompanhado do Pró-Reitor de Ensino, Prof. Sergio Garcia dos Mártires, do Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação Prof. Marcelo Estevam, do Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional. Prof. Paulo Tetuo Yamamoto, do Pró-Reitor Adjunto de Administração José Nivaldo Balbino, do Diretor de Desenvolvimento de Pessoas da PROGEPE, Hemerson Marcio Gonçalves Camelo  e do Prof. Paulo Cesar Medeiros, Diretor de Ensino Superior do IFPR para um encontro com o Diretor Geral do Campus, Prof.  Roberto Teixeira Alves e demais servidores da unidade.

A visita à cidade de Paranaguá começou com atividades logo pela manhã quando o grupo foi recebido pelo Diretor Geral e por representantes das diretorias de ensino e de administração. Ao todo, seis reuniões foram realizadas, sendo uma com os técnicos administrativos educacionais, uma com os docentes, uma com os diretores do Campus Paranaguá e mais três reuniões – em três turnos – com os alunos do nosso Campus.

Durante a reunião com os servidores, o Reitor Pro Tempore foi indagado e esclareceu, com sua equipe, assuntos como a manutenção do Campus Paranaguá, questões de segurança, melhorias na estrutura física do Campus, além de esclarecimentos sobre a flexibilização das 30 horas para TAEs e outros assuntos de interesse dos servidores.

Para Carla de Oliveira Vaz Chiarello, Psicóloga do Campus Paranaguá “o encontro proporcionou uma aproximação da Reitoria com a realidade do Campus, posta a partir de seus servidores e alunos, um levantamento de necessidades como este contribui, não apenas para o alinhamento das intervenções institucionais, mas para fortalecer a missão do Instituto como agente de transformação. A continuidade destas ações é vital para a existência saudável da Instituição.”

Já com os alunos, somadas as três reuniões com o auditório lotado, totalizando mais de 500 alunos, temas diversos foram tratados como alimentação no Campus, necessidade de professores substitutos, de quadra de esportes, a destinação de verbas, carteiras de estudante entre outros assuntos trazidos livremente pelos alunos à gestão.

Na parte da tarde a comitiva teve ainda uma reunião com as direções do Campus. “Acredito que a visita do reitor foi importante para toda a comunidade acadêmica, que pôde, de forma direta, expor as necessidades que o Campus tem nas mais variadas áreas, desde o ensino até questões de infra estrutura e questões de gestão de pessoas. Este tipo de canal direto é primordial para que a alta gestão da instituição entenda o que realmente acontece no dia a dia do campus  e dessa forma possa traçar estratégias de gestão que possam melhorar os serviços que são prestados no campus”- avalia o Diretor Geral do Campus, Prof Roberto Teixeira Alves.

Satisfeito com a acolhida da comunidade acadêmica do Campus Paranaguá, o Prof. Odacir Zanatta afirmou que  “esse processo de visitar cada campus pretende deixar a comunidade mais à vontade para manifestar à gestão as questões e dificuldades cotidianas de alunos e servidores, sem a inibição imposta pelo ambiente da Reitoria”. O Reitor destacou ainda que todos os assuntos, mesmo os considerados mais polêmicos,  puderam ser tratados com clareza para todos os públicos (docentes, técnicos e alunos) e o feedback já foi dado à equipe diretiva do Campus, que atuará em conjunto para a melhor resolução das questões apresentadas.