Workshop sobre Arduino – Campus Paranaguá

Workshop sobre Arduino

Neste mês de maio, o Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá, realizou o seu primeiro “Workshop sobre Arduino”. Este evento foi organizado por alunos e professor da área da Informática e do Meio Ambiente com o objetivo de integrar grupos de pesquisa que trabalham com esta tecnologia nos mais diversos projetos.

Este evento também contou com a participação de professores e alunos da UFPR, tanto do Setor Litoral, como do Centro Politécnico e a partir deste encontro foi estruturado um grande Network entre os participantes do Workshop. Mais especificamente, este evento foi organizando pelos professores Leandro Pereira, Hugo Perlin e Gil Eduardo Andrade contando com a participação dos professores da UFPR, Emerson Joucoski e André Bellin.

Outro ponto interessante deste evento foi o envolvimento direto dos mais de 30 estudantes envolvidos no Workshop. Este envolvimento foi deste a organização do evento, através do Projeto Artibeus, e da participação direta nas discussões e nas apresentações dos grupos de pesquisa e seus projetos.

Como resultado final, professores e alunos alinharam algumas dificuldades e facilidades no uso do Arduino em seus projetos, dessa forma criando uma rede de apoio para solucionar alguns problemas levandos.

Além disso, também houve a proposta de continuidade destes trabalhos em conjunto e a participação coletiva e trabalhos de cooperação nas Semanas Acadêmicas, elaboração de propostas para Editais de fomento e estruturação de novos Projetos entre as instituições.