Visita técnica dos alunos do Curso de Logística – Campus Paranaguá

Notícias

Visita técnica dos alunos do Curso de Logística

Publicado em

Copiado!

Alguns alunos do Curso Técnico em Logística do Campus Paranaguá (telessala Pontal do Paraná) estiveram hoje visitando as instalações da Empresa Rumo Logística. A Rumo, empresa do Grupo Cosan, um  dos maiores do Brasil, com investimentos em setores estratégicos como agronegócio, distribuição de combustíveis e de gás natural, lubrificantes e logística. Ao longo de seus mais de 80 anos de história, a Cosan diversificou sua atuação e atualmente seu portfólio reúne grandes empresas como Raízen Combustíveis, Raízen Energia, Comgás, Moove e Rumo, líderes em seus respectivos setores.

As quatro concessões ferroviárias que a Rumo Logística administra englobam aproximadamente 12 mil quilômetros de ferrovias localizadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, concentrando aproximadamente 80% do PIB do país. Nessas ferrovias eles transportam commodities agrícolas e produtos industriais e estão conectadas aos quatro principais portos de país (Santos – SP, Paranaguá – PR, São Francisco do Sul – SC e Rio Grande – RS), por onde passam a maior parte das exportações de commodities agrícolas do país. Cabe ressaltar que esses produtos respondem por cerca de 70 a 80% do volume transportado neste segmento.

Os alunos foram recebidos cumprindo todas as rígidas normas de segurança do trabalho da companhia, tendo exposições sobre recursos humanos (perfil e processos seletivos para estágios, aprendizagem, trainee, etc.), além de uma explicação detalhada da operação da Rede, por um especialista do Centro de Operações. Eles puderam conferir in loco toda a operação logística acontecendo, além de poder observar as oficinas da rede e suas operações.

Aproveitando a estada em Curitiba, os alunos puderam visitar, na parte da tarde, os estúdios de gravação da Diretoria de Educação a Distância do IFPR, onde foram recebidos pela equipe técnica especializada dos estúdios e também pela Coordenação do Curso de Logística, além de alguns professores que estavam gravando suas aulas naquele momento. Durante a visita ao estúdio, puderam conferir as rotinas de gravação e edição das aulas, bem como o funcionamento do curso em si.

Para os alunos, foi um momento bastante enriquecedor, uma vez que em sala de aula não se consegue dar a dimensão de uma operação do porte da Rumo e também dos processos tecnológicos utilizados para fazer chegar a eles, lá em Pontal do Paraná, nas noites de quinta feira, as aulas e atividades prontinhas que o curso oferece.

 

 

Topo