Campus Paranaguá realiza treinamento de no monitoramento ambiental da NASA – Campus Paranaguá

Campus Paranaguá realiza treinamento de no monitoramento ambiental da NASA

Através de um convênio de parceria técnica entre o IFPR e a UFPR, o Prof. Leandro Pereira representante do IFPR recebeu o treinamento oficial da NASA através do Programa Globe, como um dos primeiros passos da ampliação desta parceria (link da notícia anterior abaixo). Em funcionamento a mais de 20 anos pela NASA, mas presente no Brasil somente a partir do ano passado, o Programa Globe está atualmente em 173 países e realiza o monitoramento ambiental com diferentes protocolos coletando diversos dados e informações. Mais especificamente, os dados atmosféricos coletados pelos professores ou por estudantes associados em campo ajudam na aferição dos dados coletados por satélites no espaço. Isso porque alguns padrões de nuvens, por exemplo, podem ser confundidos pelo satélite como sendo mar, por isso os dados coletados em solo são utilizados para calibrar as informações enviadas por satélites. Desta forma, além de ajudar na regulagem e melhoraria dos satélites, como esta é uma metodologia utilizado em tudo o mundo, os estudantes do IFPR podem utilizar dados comparáveis em outros países, além é claro de ajudar a NASA e a Agência espacial Brasileira a aferir e melhorar os dados coletados por seus satélites. Outro ponto de destaque da ampliação do Programa Globe no Brasil foi o lançamento de um aplicativo desenvolvido pela NASA em parceira com a AEB para monitorar o mosquito da Aedes que será utilizado no Brasil, tendo Paranaguá uma das principais cidades piloto desta nova ferramenta. O que se espera com este é que num futuro próximo os dados atmosféricos dos satélites possam ser relacionados com os focos de mosquitos registrados por este aplicativo e com isso melhorar a previsão e o combate a doenças como Zika e Dengue em Paranaguá e no Brasil.