Prepare-se, o JIFSul vem aí! – Campus Paranaguá

Prepare-se, o JIFSul vem aí!

De 28 a 31 de agosto, cerca de 800 atletas disputarão 21 modalidades nos Jogos dos Institutos Federais da Região Sul (JIFSul) 2017, que neste ano está sendo organizado pelo Instituto Federal do Paraná. O evento acontecerá em São José dos Pinhais (PR), em breve, as informações como cronograma e regulamento estarão disponíveis.

Desde dezembro de 2016, o IFPR está envolvido na organização dos Jogos. Para a montagem das equipes foram criadas comissões por modalidade esportiva, com diversos alunos sendo escolhidos conforme disputas estaduais e oficinas, realizadas pela primeira vez no estado.

“A ideia dessas oficinas surgiu para reunirmos, integrarmos e lapidarmos os estudantes antes dos jogos, pois nas outras edições eles só se conheciam horas antes das partidas”, afirma Emílio Fey, Coordenador de Eventos da Pró-Reitoria de Ensino.

Nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Paranavaí e Astorga serão realizadas oficinas e treinamentos de algumas modalidades coletivas. Para o Xadrez foi feita um encontro em Paranaguá no mês de maio.

No Atletismo, por ser uma modalidade individual, muitos alunos estão participando dos Jogos Escolares do Paraná e a comissão buscará os melhores tempos para montar a equipe. No Judô, dois alunos representarão o IFPR, um de Foz do Iguaçu e outro de Assis Chateaubriand.

“Estamos muito animados e trabalhando arduamente para essa celebração da integração e união que são os jogos”, finaliza Aparecida Bernardete Gaion, Diretora de Assuntos Estudantis da Proens.

O primeiro JIFSul foi realizado em Santa Maria (RS) em 2014 e organizado pelo IFFarroupilha; já em 2015, o evento aconteceu em Novo Hamburgo (RS) sob administração do IFSul; por fim, ano passado, o IFSC realizou a edição em Blumenau (SC).