Alunos participam de Projeto de Sociologia em MP3 – Campus Paranaguá

Alunos participam de Projeto de Sociologia em MP3

O podcast é uma mídia sonora cujo armazenamento é realizado na internet e pode ser acessado no computador, tablet ou celular, em um arquivo no formato MP3 que pode ser baixado ou ouvido online. Geralmente conta com uma equipe, composta por um apresentador, comentaristas fixos e convidados. O formato é muito semelhante a um programa de rádio, que trata de um ou mais temas. O nome podcast se refere aos dispositivos ipods®, baseados na tecnologia de receber automaticamente um novo episódio assim que esse é lançado, qualquer dispositivo que toque o formato mp3 é capaz de reproduzi-lo.

Em nosso projeto tivemos a produção por parte dos alunos participantes de podcasts com conteúdos totalmente originais, com a supervisão do professor orientador (Prof. Luiz Belmiro Teixeira). O projeto foi inspirado em uma experiência de prática docente que em 2013 venceu o “Prêmio Professores do Brasil”, na subcategoria “Educação Digital articulada ao desenvolvimento do Currículo”, encabeçado pelo professor Roniel Sampaio Silva do Instituto Federal de Rondônia. Foram criados dois programas, sendo produzidos pelos próprios alunos: Testandocast (Histórias em Quadrinhos e cinema); Seleção da rodada (sobre o campeonato brasileiro de futebol). Na produção dos programas se inseriram estudantes como bolsistas pbis e voluntários, atuando da mesma forma e com o mesmo compromisso que os bolsistas.

Discutimos durante a execução do projeto os meios de comunicação de massa no Brasil, propriedade de políticos e famílias tradicionais, que produzem e divulgam as informações no sentido de satisfazer os seus próprios interesses e de seus patrocinadores. Fomentamos durante o projeto a produção de conteúdo próprio por parte de nossos alunos, com temáticas não apenas de interesse deles, mas também que pudessem enriquecer seus conhecimentos, nas pesquisas que realizaram para produzir os programas. Procuramos com nosso projeto promover a democratização dos meios de comunicação, demonstrando que não se trata apenas de acessar, mas também de produzir o próprio conteúdo de forma independente, e de compartilhar essa informação cotidianamente nas redes sociais.

Nossos alunos já consomem as mídias diariamente como mercadorias, nós estamos apenas transformando estres produtos em ferramentas pedagógicas, por meio das quais pudemos trabalhar nossos conteúdos de forma mais dinâmica. O trabalho com ferramentas já conhecidas tornou o conteúdo mais agradável aos olhos deles, e contribuiu para que a atividade educativa fosse algo lúdico. Os recursos digitais possibilitam novas formas de ensino e aprendizagem, o volume de informação disponível, a riqueza de formatos e a disseminação do acesso à internet abrem perspectivas imprescindíveis para a educação, que seria até um desperdício ignora-las. Daí nossa proposta em integrar as mídias (no caso o áudio em MP3) ao processo educacional, em sincronia com as demandas sociais e culturais da geração dos nossos alunos, conectados às mídias sociais e aos computadores praticamente desde a infância. Foram realizadas reuniões semanais durante o ano de 2016 com os participantes, para definição de pauta dos episódios, o professor orientava a pesquisa necessária à produção, e as ações de divulgação dos episódios que já foram publicados.

O projeto começou como proposta da bolsa pbis e foi aprovado como projeto de extensão, com a entrada da professora Cíntia de Souza Batista Tortato, esperamos estender o projeto pelos próximos anos no campus e atingir alunos de outras turmas para produzir programas com temáticas diferentes. Os alunos utilizaram a página nas redes sociais para promover o programa e interagir com os demais colegas do instituto, e começaram a aprender como trabalhar com redes sociais.

Eduardo Ribeiro Cordeiro dos Santos (bolsista PBIS)

Fernando Patrick Cardoso dos Santos (bolsista PBIS)

João Henrique da Graça Nogueira (bolsista PBIS)

João Victor Cuch Staniscia (voluntário)