I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural e o I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas e o I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida. – Campus Paranaguá

Notícias

I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural e o I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas e o I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida.

Publicado em

Copiado!

Entre os dias 21, 22 e 23 de novembro de 2018 ocorreu o I. Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural e o I. Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas e o I. Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida.

 

 

Foram eventos integrados em único formato com espaço plural de discussões, troca de experiências e maior aproximação e convívio entre pesquisadores(as), acadêmicos(as), atores sociais e a comunidade em geral organizados por ambos os grupos de pesquisa.

O Grupo de Pesquisa CTDEC caracteriza-se como espaço de leituras, debates, reflexões e pesquisa no que tange aos diferentes processos complexos de concepções em torno do currículo nas interfaces com as de território e diversidade étnico-cultural. Ao considerar que somos o país da diversidade étnico-cultural, entretanto, existe uma parcela da população brasileira cuja realidade social ainda é, em parte, historicamente invisível aos olhos dos gestores públicos, bem como da Academia. Pesquisa o silenciamento e a marginalização das populações e comunidades tradicionais por um saber hegemônico, principalmente, no currículo e nos materiais didáticos, em escolas localizadas dentro de territórios específicos. Nesse sentido, parte do pressuposto que a organização curricular oficial ignora os saberes e conhecimentos das populações tradicionais reproduzindo a instrução tradicional como modelo do sistema educacional; preocupação esta, demonstrada no tema central da edição desse Colóquio: “Currículo, Território e Temporalidades em Disputa”.

O Grupo de Pesquisa SocioReligio: volta-se ao estudo das novas mudanças e dinâmicas das religiosidades populares nos territórios tradicionais – áreas periféricas urbanas e rurais no Paraná – desenvolvendo pesquisas que demonstrem interconexões entre saberes/conhecimento, técnicas, ritos, festas, institucionalidades, discursos, movimentos religiosos e crenças, na relação sócio/etno/diversificada dos seus atores com a atual sociedade globalizada do conhecimento e da informação, no qual o campo religioso de poder e subjetividades tornam-se latentes de investigação. Tem interesse na investigação sobre a complexidade de práticas e dos conflitos e silenciamentos entre atores e agentes religiosos em torno do território de populações tradicionais do mundo rural, bem como de áreas periféricas urbanas e de temas que priorizam a compreensão de tais dinâmicas atuais, na complexidade das relações do debate do campo religioso brasileiro e latino-americano. Portanto, o espaço construído coletivamente volta-se as discussões de temas interconexos que caracterizam a edição desse Simpósio: “Pluralismo Religioso e Interculturalidade na Contemporaneidade”.

Grupo de Trabalho Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida: diante do presente cenário de espoliação de direitos das populações indígenas no Brasil, volta-se para o diálogo entre pesquisadores, militantes e membros de comunidades, privilegiando o debate em torno dos direitos dos povos originários, sendo um espaço de trocas que possam contribuir para a reexistência das populações indígenas de nossa região sintetizada no tema norteador do Seminário: “Terra, Área de Vida e Sustentabilidade dos Povos Originários”.

 

CARTA DE AGRADECIMENTO

Paranaguá 29 de novembro de 2018

Prezados(as):

A vida é feita de desafios e obstáculos! Muitos deles são necessários parceiros que acreditem no desafio e na capacidade de sairmos vitoriosos no desejo de trazermos alegria e conhecimento a toda comunidade.
Os Grupos de Pesquisa CTDEC (Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural) e o Grupo de Pesquisa SOCIORELIGIO (Mudanças e Dinâmicas das Religiosidades Populares nos Territórios e Populações Tradicionais do Paraná) do Instituto Federal do Paraná, Campus
Paranaguá, estão imensamente agradecidos pelo apoio recebido do Instituto Federal do Paraná – Campus Paranaguá. Nosso agradecimento ao envolvimento e comprometimento dos estudantes, técnicos, docentes, gestores(as), funcionários terceirizados do IFPR/Campus Paranaguá; coordenadores(as) de GTs e Mesas; Palestrantes; Coordenadores e Mediadores de Oficinas, Mostras; da Prefeitura Municipal de Paranaguá representada no apoio dado pela Secretaria Municipal de Educação – SEMEDI; a Sociedade Brasileira de Currículo; a Direção Geral e Comunidade Escolar do Campus Curitiba; o Núcleo da APP-Sindicato de Paranaguá e, principalmente, a participação efetiva da comunidade acadêmica externa e, de modo especial, os movimentos sociais através das lideranças religiosas, das populações tradicionais e dos povos originários.

Agradecemos aos palestrantes pela preocupação e cuidado em preparar carinhosamente aquilo que há de mais relevante e atual nas temáticas apresentadas. Agradecemos a cada um dos professores(as) avaliadores(as) dos trabalhos científicos que se dispuseram a doar um pouco do seu tempo para compartilhar o muito do seu conhecimento. Agradecemos aos participantes que acreditaram no evento e com suas presenças abrilhantaram cada um dos espaços onde ocorreu o I Colóquio Nacional sobre Currículo, Território e Diversidade Étnico-Cultural; I Simpósio Nacional sobre Religiosidades Populares e Identidades Coletivas e o I Seminário Regional sobre Povos Originários: Cultura, Sustentabilidade e Modos de Vida. Por fim, agradecemos a dedicada equipe que trabalhou com afinco antes e durante o encontro. Cada membro superou limites, expectativas, buscando o sorriso no rosto com o exercício da solidariedade na solução de qualquer problema que se apresentasse. Na certeza de que os Grupos de Pesquisa CTDEC e SOCIORELIGIO junto com você colaborou
para o crescimento pessoal e profissional de todos os participantes, finalizamos desejando-lhes muitas felicidades e prosperidade em suas atividades.

O ANO DE 2019 ESTÁ CHEGANDO. ATÉ LÁ!

Equipe Organizadora

 

Topo