Abertas inscrições para Curso PROEJA-FIC em Desenvolvimento Socioambiental – Campus Paranaguá

Notícias

Abertas inscrições para Curso PROEJA-FIC em Desenvolvimento Socioambiental

Publicado em

Copiado!

No dia 26/02/2014 foi realizado no Campus Paranaguá o lançamento do curso PROEJA-FIC em Agente de Desenvolvimento Socioambiental, que ocorrerá durante todo o ano de 2014, totalizando carga horária de 240 horas.

A proposta pedagógica deste curso foi construída desde início de 2013, entre os professores do IFPR que irão ministrar as aulas profissionalizantes em conjunto com os professores, pedagogos e técnicos do Colégio Estadual Porto Seguro.

As aulas do PROEJA-FIC ocorrerão nas quartas-feiras no período noturno e em alguns sábados, datas e horários definidos especialmente para atender ao público jovem e adulto que trabalha durante a semana e estuda na modalidade Educação de Jovens e Adultos – EJA. Os interessados no curso deverão estar regularmente matriculados na EJA e ter disponibilidade para participação nas aulas do curso nas datas e horários definidos. As inscrições serão realizadas no dia 12/03/2014 às 19:00h no IFPR Campus Paranaguá. Os critérios de seleção serão os seguintes: 1) fundamental incompleto; 2) maior idade; 3) maior tempo fora da escola.

O curso foi construído para atender especialmente moradores dos bairros próximos ao Campus Paranaguá, que estão cursando a Educação Básica na modalidade EJA e que almejam fazer um curso profissionalizante. A proposta do PROEJA-FIC em Agente de Desenvolvimento Socioambiental é promover a articulação entre a Educação Básica (EJA no C.E. Porto Seguro) e a Educação Profissionalizante (FIC no IFPR).

A organização curricular do curso foi precedida de estudos de demanda com a comunidade local, através da qual os conteúdos e as metodologias foram definidos considerando as especificidades dos sujeitos jovens e adultos e a necessidade de uma formação voltada ao exercício da cidadania e à atuação no mundo do trabalho (e não apenas no mercado de trabalho). O curso irá oferecer uma formação nos seguintes temas e demandas identificadas na comunidade durante o ano de 2013: meio ambiente; saúde; produção de alimentos; arborização; saneamento; urbanização; políticas públicas para cidade.

 

Topo