II Feira de Estágios e I IFTECH campus Paranaguá – Campus Paranaguá

Notícias

II Feira de Estágios e I IFTECH campus Paranaguá

Publicado em

Copiado!

     EVENTO:  11 palestrantes convidados, 23 protótipos e 12 oportunidades de estágio – 

Na última sexta-feira (26/09) o campus Paranaguá foi palco de dois eventos importantes para a comunidade acadêmica. Neste dia, ocorreram concomitantemente a II Feira de Estágios e a I Feira de Inovação Tecnológica (IFTECH) nas quais passaram mais de 200 pessoas entre, entre estudantes, técnicos e professores. As feiras contaram com participação de palestrantes renomados. Anderson Lopes Schulte, especialista em gestão de projetos da empresa PETCURSOS, falou sobre empregabilidade, elaboração de currículos e dinâmicas utilizadas no mundo corporativo para a seleção de profissionais.

1_Anderson Lopes 1 1_Anderson Lopes 2

 

 

A secretária municipal do trabalho, Adriana Albini, discursou sobre as oportunidades de estágio e empreendedorismo em Paranaguá, destacando as linhas de fomento e parcerias com o Sebrae para apoio de novos empreendedores.

2_ADriana Albini 1 2_Adriana Albini 2

 

 

Abrilhantou o evento também Jocely Burda, especialista em recursos humanos com mais de 20 anos de experiência em empresas nacionais e multinacionais. Psicóloga, Especialista em Mercado de Trabalho, Desenvolvimento Gerencial, Desenvolvimento de Competências e Mestre em engenharia Mecânica pela UFPR, proferiu a palestra “O que as empresas esperam de você…“, enfatizando quais são as expectativas e exigências do mercado de trabalho atualmente. (LINK PARA O VIDEO)

3_Jocely Burda1 3_Jocely Burda2

 

 

Falando sobre inovação tecnológica, o mestre em engenharia de produção pela UFPR e pesquisador na área de Gestão de Tecnologia e Gestão da Informação e do Conhecimento, Rafael Alexandre dos Reis, ministrou a palestra “Inovação Tecnológica e a aceitação da tecnologia nas empresas” (LINK PARA VIDEO parte 1) (LINK PARA VIDEO parte 2), apontando os desafios e barreiras enfrentados pelas empresas e pelo país como um todo quando o assunto é inovação, tema que foi especialmente selecionado devido à realização da IFTECH no campus.

4_Rafael Alexandre1 4_Rafael Alexandre2

 

O egresso Jonathan Dias de Pinheiro, formado no curso de Técnico de informática, falou de sua experiência no IFPR através da palestra “IFPR: Vale a pena tudo isso”. Ele é graduado pela Universidade Positivo em Tecnologia de Desenvolvimento de Sistemas e atualmente e pós-graduando em Gestão de Projetos pela FAE Business School. Após a palestra as alunas Fabiane Campos e Jaqueline Beato, do curso técnico em mecânica, enfatizaram a importância da palestra do egresso que, na visão de ambas, “pelo tom motivacional e encorajador, nos forneceu novas perspectivas para maior dedicação e continuidade dentro do IFPR“.

5_Proejeto ERA 6_Proejto conversor energia ondas 7_Controle iluminação 2 7_Controle iluminação 3 7_Controle iluminação1 8_Lego 1 8_lego2 9_sidnei1 9_sidnei2

A IFTECH aconteceu paralelamente à feira de estágios e, em intervalos regulares, os alunos apresentavam seus protótipos. A IFTECH reuniu 23 protótipos das áreas de informática, automação, mecânica, eletromecânica e energias renováveis. Destes, os protótipos DISPOSITIVO CONVERSOR DE ENERGIA DAS ONDAS OCEÂNICAS EM ENERGIA ELÉTRICA, coordenado pelo prof. Mateus Gomes e o PROJETO ERA: ENERGIA RENOVÁVEL E AQUAPONIA, coordenado pelo prof. Alexandre Dullius, foram os mais bem avaliados e serão apresentados no III SEPIN em Foz do Iguaçu.

 

 

Estiveram presentes também na feira Felipe Medeiros, engenheiro da Fertipar – Fertilizantes do Paraná – e Francieli Valério da empresa RHB Suprimentos. Ambos apresentaram as respectivas empresas e divulgaram um total de 12 vagas de estágios para os alunos dos cursos Técnico em Informática, Técnico em Mecânica e Tecnólogo em Manutenção Industrial.

Para finalizar, o responsável técnico pela divisão de metalurgia e materiais metálicos da Renault do Brasil, Sidnei Schmitz, mestrando em engenharia mecânica e materiais pela UFPR e profissional com mais de 15 anos de experiência na indústria automobilística proferiu a palestra “Inovação em aços utilizados na indústria automotiva”, onde destacou os avanços tecnológicos na indústria de aços planos (chapas) e as diferentes classes de resistência desses materiais utilizadas na carroceria dos automóveis, ressaltando a importância na redução de peso e na economia de combustível quando da utilização desses aços.

10_feira1 10_feira2 DSC_0020 DSC_0025 DSC_0031 DSC_0041 DSC_0042 DSC_0044 DSC_0045 DSC_0047 DSC_0050 DSC_0052 DSC_0055 DSC_0056 DSC_0060 DSC_0061 DSC_0063 DSC_0065 DSC_0067 DSC_0069 DSC_0075 DSC_0076 DSC_0092 DSC_0095 DSC_0099

Topo