Um resumo sobre como foi o curso de Desenvolvimento Socioambiental – PRONATEC 2014 – Campus Paranaguá

O curso de Agente de Desenvolvimento Socioambiental, promovido pelo Pronatec iniciou no dia 04 de agosto de 2014 e terminou em 06 de novembro de 2014. Iniciaram 35 alunos e concluíram 26 alunos, portanto 74% de concluintes.

Durante o curso os alunos passaram por diferentes vivências onde vários professores puderam contribuir com a formação destes agentes de desenvolvimento socioambiental. Foram realizadas muitas aulas práticas no laboratório de biologia, Ocorreram saídas pelo câmpus e pelo bairro Porto Seguro de observação afim de levar os alunos o mais próximo da prática. No decorrer do curso os alunos ainda puderam participar de palestras sobre resíduos sólidos e animais peçonhentos. Três visitas foram realizas ao longo do curso, no aterro da Estre ambiental (Fazenda Rio Grande PR) e na Usina de Valorização de Recicláveis (Campo Magro PR), momento em que os alunos conheceram os locais de destinação dos nossos resíduos. E, ainda,  a associação MarBrasil localizada em Pontal do Paraná-PR também fez parte das visitas, lá os alunos puderam compreender um pouco mais sobre conservação ambiental.

Segundo a professora Joana Rupprecht Zablonsky, supervisora do curso, trata-se de uma turma bem diversificada tanto em valores pessoais como na idade dos estudantes, por exemplo. Contudo em todos os momentos foi muito valorizada a troca de experiências. Devido às diferentes localidades de origem dos alunos, muitos professores relataram que as aulas foram produtivas colaborando com a formação técnica destes alunos.

Visita a Estre Ambiental

Atividades no campus