Instituto Federal do Paraná realiza II Seminário Institucional do Pibid – Campus Paranaguá

Instituto Federal do Paraná realiza II Seminário Institucional do Pibid

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) realizou, nos dias 10 e 11 de novembro, no Câmpus Paranaguá, o II Seminário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid).

O Seminário é um momento de apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante todo o ano nas escolas da Educação Básica pelos estudantes de licenciatura participantes do projeto. O Pibid é desenvolvido no IFPR desde o final de 2012, implantado a partir da apresentação de proposta da Pró-Reitoria de Ensino (Proens) aos cursos de licenciaturas de Palmas e Paranaguá, que abraçaram a ideia e submeteram seus projetos aprovados pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), agência fomentadora do programa.

Atualmente são desenvolvidos subprojetos que atendem a sete licenciaturas do Câmpus Palmas e a duas licenciaturas do Câmpus Paranaguá, por meio de uma equipe de 242 licenciandos; 44 docentes – que atuam na supervisão do trabalho desenvolvido nas escolas das redes municipal e estadual; e 20 coordenações de área, desempenhadas pelos docentes do IFPR que atuam nas licenciaturas.

Segundo Roberto Teixeira Alves, Diretor-Geral do Câmpus Paranaguá, “o evento é importante para pensarmos novas estratégias educacionais. O Pibid é um salto qualitativo na educação. Os estudantes dos cursos de graduação passaram a frequentar mais o câmpus durante o dia”.

A estudante Isabele Leal, do curso de Ciências Sociais do Câmpus Paranaguá, ressalta que o Pibid permite uma grande troca de experiências, fazendo com que os participantes conheçam outros projetos.

Já Marcos Carneiro Alves, estudante de Ciências Biológicas do Câmpus Palmas, que participa do Pibid pela primeira vez, afirma que “além de expor os trabalhos, o evento permite que nós acadêmicos possamos debater. O assunto da mesa sobre o Pacto do Ensino Médio foi muito importante. Aqui podemos ter muitas informações e dialogar com outras realidades.”

Os estudantes receberam recurso da Assistência Estudantil para participar do evento do Pibid.

Câmpus Paranaguá recebe laboratório interdisciplinar

Durante o II Seminário do Pibid, foi inaugurado o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life).

Segundo a professora Mirele Jacomel, coordenadora do projeto, o espaço foi implantado para que os cursos de Licenciatura desenvolvam mais atividades de maneira integrada; desenvolvam projetos de formação continuada de professores, nos quais possam participar docentes que atuam na Educação Básica; explorem as tecnologias digitais de informação e comunicação para o desenvolvimento de ferramentas didáticas; e, entre muitas outras ações, se apropriem das concepções acerca da educação para todos, respeitando as diversidades e promovendo a sustentabilidade.

O Life é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e representa uma das ações advindas da política de fortalecimento das Licenciaturas no IFPR.

Acesse o site do Pibid para ler na íntegra os editais e os subprojetos apresentados, conhecer as escolas participantes e a equipe de servidores envolvidos no programa.

Programação II Seminário Institucional do PIBID