Professores do Campus Paranaguá participam de atividades acadêmicas em Havana, Cuba – Campus Paranaguá

Durante a primeira quinzena de abril de 2015, os professores do IFPR Câmpus Paranaguá, Aline Miranda Barbosa, Gislaine Faria e Ezequiel Antonio de Moura, estiveram em Cuba, onde  participaram do  XV Encontro de Geógrafos da América Latina, organizado pela Universidade de Havana. O evento tem grande importância e espaço de reflexão e discussão sobre questões na área ambiental, social, econômica e política dos países ali reunidos.

Os professores participaram também do Seminário Internacional “Identidades y Movilizaciones Colectivas: miradas desde contextos americanos”, onde foi possível os professores Ezequiel e Aline relatarem experiências de comunidades tradicionais do Brasil, inclusive sobre algumas que estarão presentes no Câmpus Paranaguá nos dias 22 e 23 de maio para o lançamento do livro “Identidades Coletivas e Conflitos Territoriais no Sul do Brasil”.  A participação foi muito valorosa, pois, segundo os professores, Brasil e Cuba possuem contextos muito semelhantes de luta e resistências de comunidades afrodescendentes e de camponeses por seus direitos.

O professor Ezequiel, especialmente, foi convidado pelo Centro de Investigaciones Pesqueras de Cuba (CIP) para participar de uma série de atividades da instituição. Durante os vários dias de intercâmbio científico, foi possível conhecer o histórico do CIP, visitar os diferentes ambientes de trabalho e laboratórios de pesquisa, participar da solenidade de comemoração ao dia da pesca em Cuba, dentre outras atividades. O professor também proferiu uma palestra em que apresentou algumas experiências sobre pesca e aquicultura no Brasil e socializou um trabalho em construção com estudantes do curso técnico em aquicultura do IFPR, uma cartilha sobre limites e potencialidades da pesca artesanal e da aquicultura no Brasil. Estas experiências em Cuba, e na rápida escala no Panamá, proporcionaram importantes subsídios (materiais, experiências, contatos) para atuação nos cursos técnicos em Meio Ambiente e em Aquicultura, assim como no curso de pós-graduação em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá.

Por último, cabe destacar que nas atividades do CIP estiveram presentes também professores da Universidad Pedagógica Varona, responsável pelos cursos de licenciatura na capital Havana. Na oportunidade, ocorreram trocas de experiências do ponto de vista pedagógico, e muito interessou aos pesquisadores e professores cubanos a proposta de verticalização dos cursos do IFPR e a dinâmica dos cursos técnicos integrados ao ensino médio da rede federal. Eles também têm o desafio de promover inovações pedagógicas nos cursos técnicos e superiores e deixaram explícita a vontade institucional de vir ao Brasil e de realizar intercâmbios com o IFPR.

P1210168 P1210176 P1210186 P1210359 P1210388 P1210780 P1210913 P1210916 P1210924 P1210928