Campus Paranaguá realiza formatura de Cursos FIC-EJA em 2018 – Campus Paranaguá

Campus Paranaguá realiza formatura de Cursos FIC-EJA em 2018

Entre os dias 01 e 06 de dezembro foram realizadas 4 formaturas de cursos FIC na modalidade EJA pelo Campus Paranaguá, formando 90 estudantes em três diferentes cursos: Operadores de Direitos Étnicos e Coletivos (Faxinalenses); Defensores Populares e Auxiliar em Agroecologia.

Os cursos, que já ocorrem há cinco anos no Campus Paranaguá, são organizados pelo Eixo de Cursos PROEJA e FIC do Campus Paranaguá coordenado pela Profa. Luciana Maestro Borges. Nesse ano o diferencial foi a expansão da oferta para o Campus Curitiba e Unidades Remotas no interior do Paraná, como explica Prof. Roberto Martins de Souza coordenador dos Cursos FIC Defensores Populares, segundo ele: “A consolidação da parceria com a Defensoria Pública do Paraná e da União possibilitou ampliar a oferta para além do Campus Paranaguá, alcançando o Campus Curitiba e outros municípios do Paraná”.

Os formandos dos cursos são em sua maioria integrantes de movimentos sociais populares e moradores em situação de vulnerabilidade social de Paranaguá e Curitiba, o que ressalta a função social do IFPR em garantir o direito à educação à jovens e adultos ao longo da vida, especialmente, na temática dos direitos humanos. O foco nessa abordagem se deve ao fato de que mais metade da população de Paranaguá tem acesso precarizado aos direitos básicos relacionados a moradia, saneamento e energia elétrica formal.

Nesse contexto, ingressar na educação profissional através dos cursos FIC tem lhes permitido conhecer sua condição de subcidadania numa perspectiva de superação das situações que lhes mantem na vulnerabilidade social. Além disso, ao acessarem os cursos FIC/EJA do IFPR os estudantes são motivados a retornarem às escolas na rede pública estadual para ascenderem à sua escolarização, uma vez que os cursos FIC tem como requisito a matrícula nas escolas ofertantes da EJA.