Seu browser não suporta JavaScript!

Acesso à informação
Página Principal » Ensino Superior » Tecnologia em Manutenção Industrial » Sobre o Curso

Sobre o Curso

Histórico

O Curso Superior de Tecnologia em Manutenção Industrial foi implantado no Campus Paranaguá do IFPR no primeiro semestre de 2011.

Perfil do Egresso

O Tecnólogo em Manutenção Industrial é o profissional de nível superior habilitado a planejar, implementar, administrar, gerenciar, promover e aprimorar a Manutenção Mecânica Industrial, assumindo ação empreendedora em pesquisa e inovação. O perfil do Tecnólogo em Manutenção Industrial será adquirido com o exercício e desenvolvimento das seguintes competências:

– Conduzir de equipe de instalação, montagem, operação ou manutenção industrial com detalhamento técnico de sistemas mecânicos e elétricos que envolvam máquinas, motores, instalações mecânicas e termos-mecânica, com conhecimentos de todos os materiais usuais em construção mecânicas;

– Dominar técnicas de manutenção industrial, técnica de projeto de dispositivos e ferramentas de produção. Podendo executar e interpretar ensaios de qualificação dos materiais e serviços;

– Supervisionar mão-de-obra, material, equipamentos, investimentos e segurança dentro de seu campo de trabalho;

– Dedicar-se à pesquisa aplicada, bem como realizar vistoria, avaliação e laudo técnico dentro de seu campo de trabalho;

– Prestar assistência técnica na compra venda e utilização de produtos e equipamentos da área de Mecânica;

– Prestar assessória e serviços na área de Tecnologia em Manutenção Industrial;

– Ser capaz de empreender o seu próprio negócio;

– Ter capacidade de desenvolver trabalho em equipe, inclusive de forma interdisciplinar, mantendo um espírito cooperativo;

– Buscar permanentemente pelos constantes avanços em sua área de qualificação, com alternativa de investimento na sua formação continuada.

Formação

A estrutura curricular do cursos superior de Tecnologia em Manutenção Industrial do Campus Paranaguá do IFPR obedece ao disposto na Lei n.º 9.394, de 20/12/96, no Decreto n.º 2.208, de 17/04/97, no Parecer n.º 436/01, de 02/04/01, na Resolução CNE/CP 3, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico – DCN, Parecer n.º 29/02, 03/12/02, enas resoluções específicas, para cada curso, expedidas pelos órgãos competentes.

A estrutura curricular do curso tem sua essência referenciada na pesquisa de mercado identificando a demanda para a qualificação profissional, das características econômicas e do perfil industrial da região e do Estado do Paraná.

Turno e duração

– Noturno
– A carga horária do curso é de 2669 horas, distribuída em 4 anos.
– O currículo do curso foi elaborado a partir das diretrizes estabelecidas na Lei nº 9.394, de 20/12/96, no Decreto nº 2.208, de 17/04/97, no Parecer nº 436/01, de 02/04/01, na Resolução CNE/CP 3, nas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional de Nível Tecnológico – DCN, Parecer nº 29/02, 03/12/02.

« « – Soldador no Processo TIG em Aço   Organização » »