Comitê de Pesquisa e Extensão – Campus Paranaguá

Comitê de Pesquisa e Extensão

Atualizado em

Extensão e da Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação dos respectivos campi e da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPPI), do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

A função do COPE é formular, subsidiar e acompanhar a execução da política de pesquisa e extensão, no âmbito institucional.

Mediante solicitação da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão, o COPE poderá também assessorar servidores nos encaminhamentos relacionados às atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Composição do Comitê

Contato: cope.paranagua@ifpr.edu.br

Atribuições do COPE

Compete ao COPE:

I. Receber, por meio de processos administrativos, projetos de pesquisa ou proposta de ação de extensão, conforme modelos estipulados pela Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI).

II. Esclarecer dúvidas e auxiliar os servidores na elaboração e encaminhamento de seus projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão, quando solicitado.

III. Apreciar e dar parecer consubstanciado aos projetos de pesquisa, inovação ou propostas de ação de extensão, apresentados pelos docentes do Câmpus, que visam à concessão ou a manutenção de tempo integral e dedicação exclusiva.

IV. Apreciar e dar parecer consubstanciado aos projetos de pesquisa, inovação ou propostas de ação de extensão, apresentados pelos servidores dos Câmpus, que visam auxílios institucionais de pesquisa ou extensão do tipo bolsas e financiamentos em geral, quando solicitado.

V. Assessorar e acompanhar os servidores na execução de projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão no âmbito institucional.

VI. Assessorar a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão e Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação dos Câmpus no monitoramento dos projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão. Por monitoramento entende-se o acompanhamento da execução do cronograma da proposta, entrega de relatório final e encerramento da ação.

VII. Receber, analisar e documentar relatórios parciais ou finais dos projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão.

VIII. Criar e manter atualizado um banco de dados sobre as pesquisas e atividades de extensão do Câmpus, além de manter em arquivo os projetos e os relatórios de pesquisa, inovação e ação de extensão.

IX. Encaminhar semestralmente à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, um relatório consolidado dos projetos de pesquisa e atividades de extensão em andamento ou concluídos.

Documentos Importantes
Diretrizes para as atividades de pesquisa científica e tecnológica no âmbito do Instituto Federal do Paraná.
Diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná
Política de Inovação e de estímulo ao Empreendedorismo no âmbito do Instituto Federal do Paraná e outras orientações
Tutoriais SISCOPE

Acesse os editais dos Processos Eleitorais do COPE.