Instituto Federal do Paraná Marca do IFPR I NS TIT U T O F EDER A L Paraná Campus Paranaguá
Início Notícias COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS SURDOS NO IFPR

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DOS SURDOS NO IFPR

Publicado em

Celebrando o Dia do Surdo, o NAPNE do Campus Paranaguá recebeu a Professora Especialista surda Isabelle Cristina do Rosário Dias Meduna, com a Palestra intitulada: Surdez e a Sociedade.

O objetivo central desta iniciativa é desenvolver uma reflexão sobre a inclusão das pessoas surdas na sociedade; bem como sensibilizar a comunidade acadêmica e os servidores do IFPR/Paranaguá sobre as políticas de inclusão que estão em processo de implantação em todos os Campus do IFPR.

Cabe destacar que, a data comemorativa se deve as lutas e conquistas

Da comunidade surda, que só foi oficializada pelo decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008.

A escolha do 26 de setembro é uma homenagem a criação da primeira Escola de Surdos do Brasil, em 1857, na cidade do Rio de Janeiro, que atualmente é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Também queremos destacar que uma das principais conquistas dos surdos ao longo dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005.

Atualmente, o Campus Paranaguá conta com cinco (05) alunos surdos, uma professora surda concursada e quatro (04) intérpretes.

Nacionalmente o mês de celebração do Dia dos Surdos é conhecido como “setembro Azul”, sendo esta cor um sinal de representação para a comunidade surda.

Galeria de Fotos

Leia mais

Rua Antonio Carlos Rodrigues,  n.º 453 – Porto Seguro – CEP 83215-750 – Paranaguá PR | Fone: (41) 3721-8300

Topo