/ Notícias / Processo Seletivo para os cursos superiores do IFPR está com inscrições abertas

Processo Seletivo para os cursos superiores do IFPR está com inscrições abertas

Publicado em

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021 do IFPR, que seleciona candidatos aos cursos de graduação presenciais oferecidos pela instituição. Estão disponíveis 2.360 vagas em campi de 18 cidades do estado.

A seleção de candidatos será realizada mediante processo seletivo, exclusivamente por meio das notas obtidas em cada Área do Conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Redação) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2009 até 2020. Os candidatos poderão utilizar as notas obtidas apenas de um ano das edições do Enem.

As inscrições podem ser feitas até o dia 07 de junho, pelo site da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).

Os cursos superiores presenciais do IFPR deste ano são oferecidos em: Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Colombo, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Telêmaco Borba e Umuarama.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas até o dia 07 de junho, na página da Fundação de Apoio a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Funtef).

Os interessados em solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição devem formalizar o pedido até o dia 25 de maio de 2021. A taxa de inscrição tem um custo de R$ 50.

Para realizar a inscrição, o candidato deve acessar o site da banca organizadora. É imprescindível que o candidato tenha CPF próprio para realizar a inscrição.

Cursos superiores

Os cursos superiores são oferecidos pelo IFPR em 18 municípios do Paraná. A seleção de candidatos será realizada mediante processo seletivo, exclusivamente por meio das notas obtidas em cada Área do Conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; Redação) no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), das edições de 2009 até 2020.

Os candidatos poderão utilizar as notas obtidas apenas de um ano das edições do Enem.

Os cursos superiores presenciais do IFPR são ofertados nas formas:

– Bacharelado – possui organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel;

– Licenciatura – possui organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na educação básica, nos anos finais do ensino fundamental e no ensino médio, com o grau de licenciado;

– Tecnologia – possui organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.

Inclusão social

O Processo Seletivo do IFPR destina 80% das vagas à inclusão social.

60% do total de vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas.  Destas, 50% serão destinadas aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo nacional per capita (R$ 1.650) e 50% serão destinados aos candidatos que possuam renda familiar bruta mensal superior a 1,5 salário mínimo nacional per capita, havendo reserva de vagas para candidatos: autodeclarados pretos, pardos e indígenas, com deficiência; autodeclarados pretos, pardos e indígenas; pessoas com deficiência; e demais candidatos.

No Anexo II do edital é possível conferir um quadro explicativo sobre o sistema de cotas adotado pelo IFPR.

Além das vagas acima descritas, o IFPR ainda destina 10% do total das vagas ofertadas para os candidatos autodeclarados pretos ou pardos; 5% do total das vagas aos candidatos autodeclarados indígenas; e 5% aos candidatos com deficiência;

Os 20% restantes do total de vagas são destinados à ampla concorrência.

Para o curso superior de Tecnologia em Gastronomia (Campus Foz do Iguaçu), do total de 44 vagas, haverá 4 vagas destinadas para candidatos estrangeiros conforme previsto no Projeto Pedagógico do Curso (PPC), já descontadas do quadro de vagas Anexo I do edital. A forma de seleção dessas vagas será divulgada em edital específico a ser publicado na página virtual do Campus Foz do Iguaçu.

Para o curso superior de Tecnologia em Agroecologia (Campus Campo Largo) as vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma, considerando o sistema de cotas: 60% das vagas serão disponibilizadas para sujeitos da agricultura familiar e 40% das vagas para o público em geral.

Acesse todas as informações no edital e na página do Processo Seletivo.

Leia mais

Rua Antonio Carlos Rodrigues,  n.º 453 – Porto Seguro – CEP 83215-750 – Paranaguá PR | Fone: (41) 3721-8300

Topo