/ Notícias / Aberta chamada interna para o edital do Programa de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária

Aberta chamada interna para o edital do Programa de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária

Publicado em

Foi publicado no dia 25 de outubro o edital da chamada interna que irá selecionar projetos dos campi do IFPR que irão participar da Chamada Pública do Programa de Pesquisa Básica e Aplicada da Fundação Araucária (edital FA nº 09/2021).

A chamada tem o objetivo de orientar os pesquisadores do Instituto quanto aos prazos e normas para inscrições de projetos, que poderão ter proposta orçamentária de até R$ 55 mil.  O limite de recursos destinados ao IFPR por meio deste edital, somando todos os projetos contemplados, será de R$ 110 mil.

Os projetos selecionados poderão utilizar esses valores para financiar itens de custeio e capital, como, por exemplo, material de consumo, aquisição de livros e softwares necessários para execução da pesquisa, passagens para atendimento exclusivo a viagens necessárias ao desenvolvimento do projeto, serviços de terceiros, bolsas de iniciação científica, entre outros.

De acordo com o edital da chamada interna, o intuito do programa é o “de promover o fortalecimento da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa nas áreas do conhecimento que apresentem aderência aos Novos Arranjos de Pesquisa e Inovação (NAPIs) que vêm sendo fomentados pela Fundação Araucária ou que apontam aderência às áreas prioritárias identificadas pelo Conselho Paranaense de Ciência – CCT-Paraná”.

Áreas prioritárias:

  • Agricultura & Agronegócio;
  • Biotecnologia & Saúde;
  • Energias Inteligentes;
  • Cidades Inteligentes;
  • Educação, Sociedade & Economia.
  • Desenvolvimento Sustentável (área transversal);
  • Transformação Digital (área transversal).

Além dessas áreas, a seleção priorizará a aderência das propostas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Como inscrever projetos

A inscrição do projeto pelo campus deverá ser realizada no Sistema de Gerenciamento do Comitê de Pesquisa e Extensão do IFPR (Siscope) e todos os documentos solicitados deverão ser encaminhados exclusivamente via sistema até 23h59 do dia 19/11/2021.

Outras informações

Mais informações sobre esta chamada interna podem ser obtidas no edital da chamada (Edital nº 16 de 25/10/2021) ou junto à Proeppi.

Leia mais

Rua Antonio Carlos Rodrigues,  n.º 453 – Porto Seguro – CEP 83215-750 – Paranaguá PR | Fone: (41) 3300-0134

Topo