/ Notícias / Chamada pública seleciona profissionais para especialização e qualificação no âmbito digital

Chamada pública seleciona profissionais para especialização e qualificação no âmbito digital

Publicado em

Estão abertas as inscrições da seleção simplificada para o Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (Innovation Management Professional – IMP) e para a Especialização em Educação Digital.

Promovido pelo IFMG, com apoio da Setec/MEC e em parceria com a Steinbeis-Sibe do Brasil e com o Senai, a chamada é direcionada a servidores efetivos da Rede Federal e a profissionais da Educação das redes estaduais e distrital envolvidos com o desenvolvimento da Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Leia o edital da chamada.

Times de Desenvolvimento de Iniciativas em Inovação

A chamada busca promover parcerias ou o fortalecimento de parcerias existentes entre as redes Federal, estaduais e Distrital focadas no desenvolvimento de iniciativas em educação para o mundo 4.0 e educação digital.

Para tanto, são disponibilizadas 100 vagas para times de desenvolvimento de iniciativas em inovação, compostos por uma equipe de inovação e uma equipe de capacitação.

A equipe de inovação conta com a participação de um servidor efetivo da Rede Federal e de um profissional das redes estadual ou distrital obrigatoriamente envolvido com o desenvolvimento do itinerário da formação técnica e profissional (IFTP). Estes serão os líderes do Projeto de Inovação em Práticas Educacionais para o Mundo 4.0.

A equipe de capacitação, por sua vez, é composta por profissionais das respectivas instituições dos membros da equipe de inovação. Serão indicados, preferencialmente, cinco membros da Rede Federal e dez membros das redes estaduais ou Distrital envolvidos com o desenvolvimento do IFTP. Os times serão selecionados segundo critérios estabelecidos no regulamento da chamada, em duas etapas: análise de currículo e análise do pré-projeto. Os pré-projetos deverão estar alinhados a uma ou mais linhas de ação previstas no edital.

Cursos de formação

O Programa de Qualificação em Gestão da Inovação (IMP) é um curso de 600h, com foco no desenvolvimento e na implementação de práticas educacionais para a EPT integradas ao contexto social-tecnológico e às novas formas de construção de saberes, tendo como base o conhecimento e a experiência do corpo de profissionais de educação de instituições de ensino profissional e tecnológico da Rede Federal e das redes estaduais e Distrital. A equipe de inovação atenderá ao IMP e será responsável pelo desenvolvimento e transferência de conhecimentos e tecnologias às instituições participantes.

A pós-graduação lato sensu em Educação Digital (Cultura Maker) é um curso de 360h, cujo foco é formar profissionais da educação profissional e tecnológica para que utilizem as possibilidades dos ambientes digitais para aprendizagem em EPT, utilizando-se de novas tecnologias, aderentes às diferentes gerações, atuando como mediadores na construção do conhecimento em um novo cenário educacional. A equipe de capacitação atenderá à especialização em Educação Digital e deverá demonstrar a transformação digital da educação nas instituições participantes.

Como participar

As inscrições estarão abertas entre os dias 1º e 29 de novembro de 2021, até às 17h59 (horário de Brasília).

Dúvidas devem ser enviadas para o endereço imp-ifmg2101@steinbeis-sibe.com.br.

No dia 16 de novembro de 2021, às 14h30, conforme programação divulgada pelo IFMG, será realizado um webinário voltado às instituições da Rede Federal e destinado ao esclarecimento das regras da chamada. Participe!

Com informações do IFMG.

Leia mais

Rua Antonio Carlos Rodrigues,  n.º 453 – Porto Seguro – CEP 83215-750 – Paranaguá PR | Fone: (41) 3300-0134

Topo