Comitê de Pesquisa e Extensão

O COPE é o órgão de assessoramento da Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada câmpus para formular, subsidiar e acompanhar a execução da política de pesquisa científica e extensão no âmbito institucional.

1) Membros do COPE

Alessandra Assad Angieski (presidência coordenação de pesquisa)

Alexandre Chiarelli

Roberta Suero roberta.suero@ifpr.edu.br

3) Atribuições do COPE

Compete ao COPE:

I. Receber, por meio de processos administrativos, projetos de pesquisa ou proposta de ação de extensão, conforme modelos estipulados pela Pró Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação (PROEPI).

II. Esclarecer dúvidas e auxiliar os servidores na elaboração e encaminhamento de seus projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão, quando solicitado.

III. Apreciar e dar parecer consubstanciado aos projetos de pesquisa, inovação ou propostas de ação de extensão, apresentados pelos docentes do Câmpus, que visam à concessão ou a manutenção de tempo integral e dedicação exclusiva.

IV. Apreciar e dar parecer consubstanciado aos projetos de pesquisa, inovação ou propostas de ação de extensão, apresentados pelos servidores dos Câmpus, que visam auxílios institucionais de pesquisa ou extensão do tipo bolsas e financiamentos em geral, quando solicitado.

V. Assessorar e acompanhar os servidores na execução de projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão no âmbito institucional.

VI. Assessorar a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão e Direção de Extensão, Pesquisa e Inovação dos Câmpus no monitoramento dos projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão. Por monitoramento entende-se o acompanhamento da execução do cronograma da proposta, entrega de relatório final e encerramento da ação.

VII. Receber, analisar e documentar relatórios parciais ou finais dos projetos de pesquisa, inovação e ações de extensão.

VIII. Criar e manter atualizado um banco de dados sobre as pesquisas e atividades de extensão do Câmpus, além de manter em arquivo os projetos e os relatórios de pesquisa, inovação e ação de extensão.

IX. Encaminhar semestralmente à Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa e Inovação, um relatório consolidado dos projetos de pesquisa e atividades de extensão em andamento ou concluídos.

4) Normativas para submissão de projetos

(Disponível em breve)

5) Acesso rápido ao SISCOPE

6) Transparência do SISCOPE

7) Link para os tutoriais SISCOPE

8) Documentos importantes

Diretrizes para as atividades de pesquisa científica e tecnológica no âmbito do Instituto Federal do Paraná.

Diretrizes para as atividades de extensão no âmbito do Instituto Federal do Paraná

Política de Inovação e de estímulo ao Empreendedorismo no âmbito do Instituto Federal do Paraná e outras orientações