História do Campus Paranaguá – Campus Paranaguá
História do Campus Paranaguá

História do Campus Paranaguá

Atualizado em

Copiado!

O Câmpus de Paranaguá, por sua vez, localiza-se na cidade de Paranaguá, no litoral do Estado, a 91 km da capital. É a mais antiga cidade do Paraná, com uma área de 826,652 km² e uma população de 148.232 habitantes (IBGE/2013). Suas atividades econômicas estão centradas no Porto Dom Pedro II, importante terminal hidroviário que interliga o Estado a todas as demais regiões, bem como a outros Estados e ao exterior.

Segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2010, o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de Paranaguá é de 0,750, o qual corresponde a uma faixa de desenvolvimento humano alto, que, segundo a classificação, está entre o intervalo de 0,7 e 0,799. Entre 2000 e 2010, de todos os dados que compõem o IDH-M de Paranaguá, aquele que mais cresceu em termos absolutos foi a educação (com crescimento de 0,195). Fato que, em grande medida, está amplamente relacionado à instalação de novas unidades de ensino no município, a exemplo do Instituto Federal do Paraná – Câmpus Paranaguá, em funcionamento desde dezembro de 2008.

A cidade constitui-se como referência litorânea paranaense pela importância do Porto, corredor de exportação do Estado, além de aglutinador e indutor do comércio, turismo, agricultura e pesca. O Câmpus Paranaguá do IFPR situa-se no bairro Porto Seguro, com acesso pela PR – 407, conhecida como Rodovia Paranaguá – Pontal, sendo de fácil acesso a quase todos os municípios do Litoral, o que aumenta a possibilidade de atendimento aos moradores de outros municípios do litoral paranaense. Para atender às demandas do arranjo produtivo local, jamais dissociando formação técnica da humanística, o Câmpus Paranaguá oferta cursos nos mais diferentes níveis e modalidades de ensino.
A realidade educacional em que o Câmpus está inserido reflete as condições de cidade portuária e litorânea, com pouca exploração do potencial turístico existente. Há ausência de qualificação da força de trabalho, e a maior parte dos trabalhadores atua nas atividades de pesca, o que reflete a necessidade de oferta de FIC-PROEJA neste segmento, além do Curso Técnico em Aquicultura, entre outros.
Igualmente importante é a necessidade de qualificação para a área de logística e mecânica, devido às atividades do Porto e de seu entorno. Oferecer cursos na área de Hospitalidade e Turismo, bem como na de Conservação e Restauro, contribuirá com o desenvolvimento local, tendo em vista que a cidade se coloca no seleto grupo de municípios brasileiros que são tombados pelo patrimônio histórico nacional. A indústria turística de Paranaguá vai crescer ainda mais com o tombamento, principalmente Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2014/2018 neste momento, em que se aguarda o início da construção do Terminal Marítimo de Passageiros.
Ressalte-se ainda que, com a falta de professores de Física, Química e Matemática, os cursos de Licenciatura respondem por importante demanda da Região. Devido ao contexto global, os cursos da área de Informática são potenciais a serem implantados na região.

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.