Sobre o Curso – Campus Paranaguá

Sobre o Curso

Atualizado em

Copiado!

Apresentação

Informações Gerais
Nome curso: Licenciatura em Física
Coordenador: Professor Fábio Bartolomeu Santana
Nível: Superior
Forma de Oferta: Presencial
Carga Horária: 3200 horas
Eixo Tecnológico/Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
Requisitos: Ensino Médio, Técnico ou Profissionalizante completo.
Duração: 4 anos
Turno: Noturno
Vídeo Institucional do Curso de Licenciatura em Física

Qual é o objetivo do curso de Licenciatura em Física?


Visa a formação de profissionais capacitados para atuarem no ensino de Física, promovendo a interação dessa ciência com as outras áreas do conhecimento e com o mundo tecnológico. 

O objetivo geral do Curso Superior de Licenciatura em Física visa à formação de profissionais capacitados para atuarem no ensino de Física, promovendo a interação dessa ciência com as outras áreas do conhecimento e com o mundo tecnológico.

Objetivos específicos do curso:


• Formar professores de Física para atuarem no Ensino Médio, atendendo a demanda desses profissionais no litoral paranaense, bem como no âmbito da esfera estadual e nacional;
• Formar professores capacitados a desenvolver, de forma pedagogicamente consistente, o ensino-aprendizagem da Física clássica e contemporânea;
• Formar profissionais capazes de dominar novas tecnologias e utilizá-las na sua prática pedagógica.

Qual é o perfil profissional do curso?


O objetivo da física consiste em compreender e buscar explicações para o funcionamento da natureza.

Os estudantes do curso de Licenciatura em Física são motivados a trabalhar com ideias e conceitos novos em ciência e tecnologia, com um enfoque para o mundo acadêmico. A carreira do licenciado em Física é focada na formação de excelência de professores de física para atuarem nos diversos níveis de ensino.

Por que estudar física?


Fazemos isso por meio de teorias e experiências que podemos vivenciar em nosso dia a dia ou em modernos laboratórios de pesquisa.

O estudo da física permite aos alunos traçarem uma carreira promissora nos mais diversos setores da nossa sociedade, porque nosso alunos são estimulados a fazer análise de sistema físicos que envolvam diversas áreas do conhecimento. A base quantitativa e qualitativa sólida vivenciada pelos estudantes do curso permite sua inserção em muitos setores da nossa sociedade.

O que aprenderei dentro das disciplinas de formação específica?


O curso de Licenciatura em Física ofertado no campus Paranaguá visa a formação de profissionais críticos, com uma base sólida em física, matemática, educação e ensino de física:

Primeiro Semestre: Para os calouros do curso que nunca estudaram física ou tiveram uma base com pouco aprofundamento, o curso oferece, no primeiro semestre, duas disciplinas de nível introdutório (Introdução à Física e Pré-cálculo). Neste semestre inicia-se a formação do futuro professor, com disciplinas específicas para a formação docente (Fundamentos Sociológicos da Educação e Metodologia do trabalho Científico);

Segundo Semestre: A partir desse semestre do curso os estudantes terão contato com as disciplinas básicas para a formação em física. Os estudantes começam a estudar os tópicos tratados em mecânica, por meio de teorias e atividades de laboratório. As disciplinas de embasamento pedagógico permeiam todo o curso de Licenciatura. Nesta fase o aluno terá contato com a estrutura e organização do ensino brasileiro. Destacamos também o início do aprendizado de poderosas ferramentas matemáticas na disciplina de Cálculo I.

Terceiro Semestre: Nesta fase os alunos apresentam um aprofundamento no aprendizado da matemática. Na disciplina de Física B e Laboratório de Física B são abordados os tópicos de gravitação, fluidos e fenômenos térmicos. Na formação docente o estudante terá contato com as principais teorias da aprendizagem nas disciplinas de Psicologia I e II.

Quarto Semestre: Esta fase do curso é marcada pela abordagem de tópicos voltados a física dos fenômenos elétricos e por um forte embasamento pedagógico voltado a formação do futuro professor de física. Nesta fase, destacamos ainda a disciplina de Língua Brasileira de Sinais que visa dar aos estudantes uma formação inclusiva.

Quinto Semestre: O estudante, após dois anos de curso, encontrará um ambiente convidativo para as Práticas de Ensino de Física. Esta fase é marcada pelo início do Estágio Curricular Supervisionado e pela Instrumentação para o Ensino de Física. Faz parte dessa fase do curso assuntos de física voltados para os fenômenos ópticos e de física moderna.

Sexto Semestre: Este semestre do curso é marcado pelo estudo da física moderna. O estudante terá uma base para o entendimento de fenômenos físicos nas áreas de Física Quântica e Física Contemporânea. A disciplina de Educação Inclusiva está presente na grade curricular, sendo o ensino inclusivo uma característica marcante no IFPR. 

Sétimo Semestre: No penúltimo semestre do curso, olharemos para o céu, na disciplina de Introdução à Astronomia. Esta fase do curso é marcada também pelo forte desenvolvimento de projetos voltados para o Ensino de Física com possíveis aplicações no Estágio Curricular Supervisionado.

Oitavo Semestre: Na última fase do curso, o estudante atuará diretamente em sala de aula no Estágio Curricular Supervisionado. Esta fase é marcada por disciplinas voltadas a pesquisa acadêmica, dentre elas, destacamos o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e Ciência, Tecnologia e Inovação.

Qual é o campo/área de atuação e suas principais vertentes profissionais?


Os estudantes formados no curso poderão atuar no Ensino Médio ou no Ensino Fundamental em escolas públicas ou privadas, com ênfase de formação para o Nível Médio. A formação em física permite ao egressos do curso prosseguirem seus estudos em programas de pós-graduação, podendo optar pela área da Física, Matemática, Educação ou Ensino de Física. Desse modo, o egresso poderá seguir uma carreira docente em universidades, institutos e programas de pós-graduação. 

O profissional sai do curso habilitado ao ofício do magistério, direcionado ao ensino de Física nos níveis fundamental, médio e superior, podendo atuar em instituições das redes públicas municipal, estadual, federal e em instituições da rede privada.

Conhecendo o curso na visão do egresso

Vídeo apresentando o perfil do egresso

Ainda tenho dúvidas e gostaria de conhecer melhor o curso. Como entrar em contato?

Caso queira conhecer melhor nosso curso pode vir pessoalmente a nosso Campus, ou entrar em contato pelo e-mail do coordenador de curso, Fábio Santana.

Quero fazer estágio. Como faço?

Acesse a página da Seção de Estágios e Relações Comunitárias do IFPR Campus Paranaguá.

Clique AQUI para visitar a página do curso!

Clique AQUI para acessar o Projeto Pedagógico do Curso (PPC)!

Topo

Opinião

Sua opinião é importante para melhorar o site do IFPR.
Responda o questionário e nos ajude a fazer um site cada vez melhor.